O que é a Terapia de Casal para o Tratamento da Depressão?

É uma versão da terapia de casal que foi desenvolvida a pensar nos casais em que uma das pessoas (ou as duas) está ligeira ou moderadamente deprimida. Apesar de existirem várias terapias disponíveis para tratar a depressão, a terapia de casal é única porque tem em linha de conta que a relação do casal fica conturbada quando há uma depressão e que por isso precisa de ser apoiada. Este plano terapêutico é também exclusivo porque assume a relação de casal como um recurso fundamental no tratamento da depressão.

Porquê considerar a Terapia de Casal para o Tratamento da Depressão?

1. PORQUE a depressão não é só individual, ou seja, a depressão de uma só pessoa afecta os outros ao seu redor nomeadamente o seu parceiro de vida. Vários estudos têm demonstrado que uma grande percentagem dos parceiros de uma pessoa deprimida também apresenta sintomas de depressão ou está sujeito a experimentar um tal desgaste emocional que será recomendável o apoio psicológico.

2. PORQUE a depressão afecta a qualidade da relação do casal. Uma pessoa deprimida pode sentir-se triste, cansada, irritada; perder prazer nas coisas do dia-a-dia; perder libido; ter alterações do sono, dificuldades de concentração; ter o sentimento de não ser merecedora de amar ou de ser amada. A depressão tem, portanto, impacto na qualidade da comunicação do casal e na sua intimidade, podendo os elementos do casal experimentar uma sensação de solidão e distanciamento quando entre eles se interpõe uma depressão.

3. PORQUE a qualidade da relação de casal pode ser uma das causas da depressão. Nem sempre é possível determinar se foi a depressão que levou à perda da qualidade da relação do casal ou se terá sido a relação de casal que levou um parceiro (ou os dois) a deprimir-se. A interconexão entre a relação de casal e a depressão é tal que não é possível estabelecer uma relação de causa-efeito. O que sabemos é que a terapia colabora para a melhor comunicação e para o melhor entendimento entre os parceiros e que isso está directamente relacionado com a diminuição das queixas da depressão.

4. PORQUE a qualidade da relação pode proteger contra a depressão. A relação de casal pretende ser um recurso de apoio entre parceiros. Seguramente, uma relação em que haja uma boa comunicação, capacidade de escuta, empatia, valorização recíproca, oferece-se como uma relação de suporte do bem-estar físico, emocional, social. A relação de casal que é cuidada protege os parceiros no que respeita à saúde, em geral.

5. PORQUE muitas pessoas deprimidas resistem a procurar a ajuda de um profissional de saúde. Sabia que em Portugal, só cerca de 37% das pessoas com perturbações depressivas recorre aos cuidados clínicos no primeiro ano, ou seja, que todas as outras resistem a procurar ajuda médica muito tempo após o aparecimento das queixas? A terapia de casal para o tratamento da depressão pode ser a resposta adequada para alguém que é evitante da terapia individual.

6. PORQUE a terapia de casal para o tratamento da depressão funciona. A terapia de casal para o tratamento da depressão já foi testada e revela evidência empírica de ser eficaz no tratamento da depressão ligeira ou moderada.

Qual a duração e regularidade da Terapia de Casal para o Tratamento da Depressão?

Consiste num plano terapêutico de 16 a 20 sessões, cada uma de 1h15m, com regularidade quinzenal. A maioria das sessões são de casal, porém, na fase inicial de observação, e sempre que se revele útil para a evolução da terapia, são realizadas sessões individuais.