ALEXANDRA

ALEXANDRA DE SÁ LEONARDO

Licença 4424 da Ordem Portuguesa de Psicólogos.

Licenciatura de Psicologia Clínica, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Mestrado pré-Bolonha da mesma instituição, com tese na área da Psicologia da Gravidez.

Em 2001 iniciou atividade no Serviço de Genética Médica do Hospital de Santa Maria, onde se mantém em exercício. Aqui dá assistência às situações como interrupções médicas da gravidez; infertilidades; diagnóstico de doença genética nos indivíduos e famílias; testes genéticos pré-sintomáticos para doenças familiares. Experiência que lhe valeu a atribuição da Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, desde 2001.

Principal área atual e desde 2009: Psicoterapia de casal e adultos.

A experiência em psicoterapia aliada à formação académica valeu-lhe a atribuição da Especialidade em Psicoterapia da Ordem dos psicólogos Portugueses.

Desde 2009 a 2015, formação em Terapia de Casal e Família, Associação Portuguesa Psicanalítica de Casal e Família (POIESIS).

Em 2015, formação avançada em Terapia de Casal no Instituto Tavistock Marital Relationships, em Londres.

Desde 2018, Membro da Associação Internacional Psicanalítica de Casal e da Família (AIPCF).

Desde 2020, Membro da International Psychotherapy Institute (IPI). Em formação para obter Certificate on Psychoanalytical Couple Therapy, EUA,Washington.

Faz parte da equipa diretiva da Revista Relações www.revista-relacoes.com

SUSANA JONES

Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula nº5754), Licenciada em Psicologia desde 2003. Possui o grau de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, orientadora de Estágios pela mesma

Formação em Terapia de Casal para a Depressão do Instituto Tavistock Marital Relationships, em Londres. Frequentou formação em Terapia de Casal no ISPA e em terapia de casal e família na Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família (POIESIS).

Como Técnica Superior no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), exerceu funções de Psicóloga Clínica e da Saúde, aqui realizou psicoterapias de apoio, avaliações psicológicas, apoio aos vários serviços de internamento, integrou equipas multidisciplinares e projetos no CHBM. Nomeadamente, acompanhamento de Casais em Luto por perda gestacional, casos de Depressão, sintomatologia Ansiosa, tentativas de Suicídio, gestão de Doença Crónica.

Foi membro e psicóloga da Associação Lavoisier por mais de 10 anos, IPSS de intervenção na área da prevenção da saúde mental. Nos últimos 3 anos exerceu funções como Presidente da Direção e Coordenadora do Serviço de Psicologia, desenvolveu e geriu projetos na área da solidariedade social e saúde mental na comunidade, intervindo nas famílias e casais. Desenvolveu ainda neste âmbito, formações, artigos, planeou e realizou ateliers psicopedagógicos, coordenou e realizou congressos e conferências, na área da saúde mental, educação e parentalidade. Realizou psicoterapias a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias nesta instituição e em clínicas privadas desde 2004.

Atualmente é Terapeuta de Casal, Individual e Investigadora, no Terapia a Dois – Centro de Estudo e Terapia do Casal e do Adulto em Lisboa desde 2018 e no seu consultório no Barreiro.

TERESA MORAIS SARMENTO

Licenciatura em Psicologia Clìnica e da Saúde com mestrado pré-Bolonha, curso de 2002-2007 da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, cédula no 13790. 

Colaborou com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) num dos seus gabinetes, enquanto psicóloga, no apoio a crianças, jovens e adultos, vitimas de maus tratos. 

Foi membro da Associação Lavoisier – IPSS de intervenção na área da prevenção da saúde mental durante vários anos, nos últimos dos quais fazendo parte da direcção. Enquanto psicóloga exerceu funções em consulta da criança, do jovem e do adulto, avaliação psicológica, encaminhamentos e orientação vocacional. Apoio a jovens adolescentes institucionalizados, desenvolveu e coordenou workshops piscopedagógicos, como monitora e participante. Coordenou e realizou congressos e conferências na área da saúde mental, educação e parentalidade. 

Colabora ainda semanalmente, no apoio psicopedagógico ou psicoterapêutico a crianças de jardim de infância, dos 3 aos 5 anos, a maioria oriundas de um bairro problemático de Lisboa, sempre que existe necessidade de intervir individualmente ou em sala. 

Possui o grau de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

Possui duas pós-graduações em Neuropsicologia (2015- 2017): (1) Pós-Graduação em Neuropsicologia Clinica: do diagnóstico ao tratamento; (2) Pós- Graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação, ambas do INSPSIC (Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, com estágio presencial, realizado num Centro de apoio e desenvolvimento infantil, em Espanha. 

Realiza psicoterapias a adultos, adolescentes e crianças, em clínica privada, desde 2015.

RUI CINTRA

Licenciou-se em Filosofia (FCSH-UNL) e mais tarde em Psicologia (ISPA), Fez mestrado em Psicologia Clínica (ISPA) com uma tese sobre relação terapêutica no contexto clínico. Possui pós-graduação em Psicossomática (ICS-UCP) e em Psiquiatria e Saúde Mental (ISC-UCP).

É psicoterapeuta psicanalítico de casal e família, pela Poiesis – Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família) e psicoterapeuta psicanalítico pela Associação Portuguesa de Psicanálise Relacional.

Foi vice-presidente da Poiesis (Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família), exercendo desde 2014 cargos de direção naquela associação.

É formador em Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família na Poiesis, desde 2013.

Colabora com várias instituições de Saúde Pública.

Exerce prática clínica em Lisboa onde acompanha casais, famílias, adultos e adolescentes.