É diferente, certo? Alguma vez pensou nisso: há uma diferença entre “fazer” família e “ser” família. Talvez não tenha pensado nas coisas desta forma mas já o tenha sentido.
“Ser” inclui a ação de fazer, mas “fazer” não inclui ser. “Ser” vai muito para lá da ação, “ser” vai ao âmago da identidade. “Ser” requer um processo extenso, complexo de construção interna, um processo que transforma estruturalmente o Eu. Somos hoje o resultado de um processo contínuo, desenvolvimental, de várias metamorfoses, e somos a potencialidade de continuar a evoluir.
“Fazer” casal, não é o mesmo de “ser” casal. “Ser casal” é construir uma nova identidade “Nós”. E é estar ligado ao outro afetivamente. É sentir o que o outro sente, e sentir que o outro também me sente. É conhecer o outro e deixar que o outro me conheça até ao nível do mais privado do Ser.
Mais facilmente deixamos de fazer, mais dificilmente deixamos de Ser quando já somos.
No Centro Terapia-A-Dois, sou terapeuta. Por isso Sou quem ajuda casais a serem. Talvez a fase mais desafiante é quando o casal passa a Ser Pais. Sou terapeuta para ajudar o casal a saber distinguir o que é “Ser Família”, fazer família é outra coisa e não chega. É bom que se saiba a diferença. Ser é amar, fazer não necessariamente.
Hoje celebramos o dia das Mães. No Centro Terapia-A-Dois sentimos as Mães que São e as Mães que procuram Ser, e as Mães que só não o são ainda porque a biologia as tem impedido.
Hoje no Centro Terapia-A-Dois lembramos com ternura as Mães que já partiram, mas que estão no âmago de todas as Mães que São e que fazem por Ser.
Alexandra Sá Leonardo
https://www.linkedin.com/posts/alexandra-s%C3%A1-leonardo-1b464049_fazer-fam%C3%ADlia-ou-ser-fam%C3%ADlia-dia-da-m%C3%A3e-activity-7324826282246959104-73nL?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAAo9HRgBNkSFMj0U8nBhVjwPdVrWyiUS_aQ: Fazer Família ou Ser Família – Dia da Mãe.
Deixe um comentário